quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alternativas para lidar com “ela”

Todo mês é a mesma coisa: brigamos com todo mundo, choramos vendo comédia, exageramos na comida, não entramos naquele jeans que a gente tanto gosta... Tudo por causa dela, a TPM.
Nem precisa explicar em detalhes o que é a TPM, mas dez dias antes de vir a menstruação, nossos hormônios deixam a gente louca. Ainda bem que é possível amenizar os efeitos dessa ebulição hormonal com algumas receitas caseiras bem simples, como estas abaixo.

Dor nos seios
Pouco antes de menstruar, é comum que os seios fiquem inchados e doloridos. Uma das formas de aliviar o incômodo é consumir alimentos que contenham vitamina E, como ovos e peixes. Usar top ou um sutiã mais firme também evita a dor na região, principalmente se você tem muito busto ou pretende praticar atividades físicas.

Inchaço

Um truque bem simples ajuda a diminuir o inchaço: diminuir o consumo de sal. Outra dica é tomar um diurético: bata no liquidificador o suco de 1 laranja-lima, 1 fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.


Dor de cabeça
Tome um chá de gengibre feito por infusão: leve 1 xícara de água ao fogo até ferver. Despeje o líquido sobre 1 colher de sopa da erva, tampe e deixe descansar por três minutos. Segundo uma pesquisa, a ação anti-inflamatória do gengibre pode ser melhor que qualquer remédio.

Depressão, tristeza, sensibilidade e outros transtornos emocionais

A melhor solução para esses problemas é estimular a produção de serotonina e endorfina, dois hormônios que auxiliam a melhoria do nosso humor e nos proporcionam sensações de prazer e relaxamento. Trinta minutos diários de exercícios físicos leves já fazem com que o corpo libere endorfina.                                                               Faça o que você gosta e fique em companhia de pessoas agradáveis. Isso faz toda a diferença!
Para evitar a ansiedade e a raiva típica da TPM, evite consumir alimentos que nos dão mais energia, como café, refrigerantes, chá preto e chocolate (sim, não coma!). Aquele velho truque sempre funciona: tome chá de folhas de maracujá e sinta a raiva passar rapidinho.
Além desses cuidados, você também pode consumir camu-camu, uma fruta nativa da Amazônia, riquíssima em vitamina C, que ajuda a combater a depressão. Consuma diariamente 1 unidade da fruta ou 1 grama da versão em pó (encontrada em feiras de alimentos regionais ou lojas de produtos naturais).

Gula

Consuma alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, que ajudam a combater a gula.

Cólica

Para muitas a pior consequência da TPM, aliviá-la é relativamente fácil. Aplique uma compressa de chá de camomila morno no abdômen, abaixo do umbigo. Troque-a antes de esfriar e mantenha-a na região até a dor passar.

FONTE: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário