terça-feira, 30 de julho de 2013

Mitos e verdades sobre os cabelos brilhantes


Um cabelo brilhante, além de ser lindo, é sinal de saúde e de vaidade. Por isso, é uma das características mais desejadas por qualquer mulher. Por causa disso, espalham-se por aí diversas receitas para deixa-los tão brilhantes como os dos comerciais.
Porém, nem todos estes segredos realmente funcionam. Nós separamos alguns mitos e verdades sobre os cabelos brilhantes que foram publicados em uma matéria no UOL Mulher. Confira:

Enxaguar o cabelo com limão dá brilho 

Mito. A fruta não deve ser usada em nenhum tratamento porque pode causar queimaduras sérias. Se for aplicado nos cabelos ou na pele e não for muito bem enxaguado, quando em contato com o sol pode causar uma queimadura química que chega a ser bastante grave.

Lavar o cabelo com água quente tira o brilho 

Verdade. Á água muito quente remove a oleosidade natural dos fios e ainda abre as cutículas do cabelo, tornando-o opaco, difícil de pentear e mais vulnerável ao aparecimento de pontas duplas. A temperatura ideal da água na lavagem é de 20 graus. Ou seja, o ideal é sentir um friozinho na cabeça. 

Escovar bastante deixa o cabelo brilhante 

Mito. A escovação excessiva faz até mal, já que o atrito torna os fios quebradiços, abre as cutículas e facilita o aparecimento de pontas duplas. O ideal é escovar só o necessário para acomodar os fios e garantir uma boa aparência. 

Dar uma última chuveirada no cabelo com água fria dá brilho 

Verdade. Como você viu acima, uma ducha de água fria ao final da lavagem ajuda a fechar as cutículas dos fios. Assim, a camada externa do cabelo fica uniforme e lisa, difundindo com intensidade a luz natural. 

Misturar uma ampola de vitamina A ao condicionador dá brilho aos fios 

Mito. As ampolas muitas vezes são incompatíveis com a fórmula do condicionador e, por isso, as substâncias sequer se misturam, condição essencial para garantir a eficiência do cosmético. Produtos com formulações concentradas, no entanto, são boas pedidas. A maneira mais eficaz de nutrir os cabelos é com fórmulas tomadas por via oral. Silício orgânico, cálcio, zinco, biotina e taurina, por exemplo, aliados a uma boa dieta alimentar, vão promover a nutrição adequada e duradoura dos fios. 

Veja mais alguns mitos e verdades na matéria completa: http://mulher.uol.com.br/beleza/

FONTE: UOL Mulher

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alternativas para lidar com “ela”

Todo mês é a mesma coisa: brigamos com todo mundo, choramos vendo comédia, exageramos na comida, não entramos naquele jeans que a gente tanto gosta... Tudo por causa dela, a TPM.
Nem precisa explicar em detalhes o que é a TPM, mas dez dias antes de vir a menstruação, nossos hormônios deixam a gente louca. Ainda bem que é possível amenizar os efeitos dessa ebulição hormonal com algumas receitas caseiras bem simples, como estas abaixo.

Dor nos seios
Pouco antes de menstruar, é comum que os seios fiquem inchados e doloridos. Uma das formas de aliviar o incômodo é consumir alimentos que contenham vitamina E, como ovos e peixes. Usar top ou um sutiã mais firme também evita a dor na região, principalmente se você tem muito busto ou pretende praticar atividades físicas.

Inchaço

Um truque bem simples ajuda a diminuir o inchaço: diminuir o consumo de sal. Outra dica é tomar um diurético: bata no liquidificador o suco de 1 laranja-lima, 1 fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.


Dor de cabeça
Tome um chá de gengibre feito por infusão: leve 1 xícara de água ao fogo até ferver. Despeje o líquido sobre 1 colher de sopa da erva, tampe e deixe descansar por três minutos. Segundo uma pesquisa, a ação anti-inflamatória do gengibre pode ser melhor que qualquer remédio.

Depressão, tristeza, sensibilidade e outros transtornos emocionais

A melhor solução para esses problemas é estimular a produção de serotonina e endorfina, dois hormônios que auxiliam a melhoria do nosso humor e nos proporcionam sensações de prazer e relaxamento. Trinta minutos diários de exercícios físicos leves já fazem com que o corpo libere endorfina.                                                               Faça o que você gosta e fique em companhia de pessoas agradáveis. Isso faz toda a diferença!
Para evitar a ansiedade e a raiva típica da TPM, evite consumir alimentos que nos dão mais energia, como café, refrigerantes, chá preto e chocolate (sim, não coma!). Aquele velho truque sempre funciona: tome chá de folhas de maracujá e sinta a raiva passar rapidinho.
Além desses cuidados, você também pode consumir camu-camu, uma fruta nativa da Amazônia, riquíssima em vitamina C, que ajuda a combater a depressão. Consuma diariamente 1 unidade da fruta ou 1 grama da versão em pó (encontrada em feiras de alimentos regionais ou lojas de produtos naturais).

Gula

Consuma alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, que ajudam a combater a gula.

Cólica

Para muitas a pior consequência da TPM, aliviá-la é relativamente fácil. Aplique uma compressa de chá de camomila morno no abdômen, abaixo do umbigo. Troque-a antes de esfriar e mantenha-a na região até a dor passar.

FONTE: M de Mulher

segunda-feira, 1 de julho de 2013

6 Dicas de proteção para suas unhas

O contato constante com produtos químicos – principalmente produtos de limpeza -, uma alimentação pobre em nutrientes, a troca constante de esmaltes e outras razões são bem conhecidas pelas mulheres por serem inimigas da boa saúde e aparência das unhas. Veja seis maneiras de protegê-las e deixá-las ainda mais fortes e bonitas.

1. Unhas fracas
Unhas fracas podem ser sinal de uma alimentação com poucos nutrientes. Para resolver o problema sem grandes dificuldades, insira mais grãos em sua alimentação e consuma suplementos com biotina e zinco. Outras causas comuns são o uso de produtos químicos (como detergentes) e o hábito de roer as unhas (este, sim, o grande inimigo de qualquer mão bem tratada). Nestes casos, vale tentar os esmaltes fortalecedores, com silício e hidratantes.


2. Mãos no trabalho
Quem usa as mãos no trabalho - é chef de cozinha, musicista ou vive no teclado - tende a ter as unhas quebradas ou descoladas pelo atrito e pressão. Se estiverem bem hidratadas, elas ficam mais flexíveis e resistentes. Por isso, deixe sempre um creme para as mãos na bolsa e outro ao lado da cama. Se puder, use luvas.

3. Livre-se das manchas
As manchas brancas que aparecem nas unhas de vez em quando surgem por causa de micoses e bactérias ou danos na matriz das unhas. No primeiro caso, elas podem ser tratadas com antibióticos e antifúngicos. No segundo, relaxe: o problema tende a desaparecer quando a unha cresce.

4. Dê um tempo na nail art
Se você é viciada em nail art e vive mudando a cor do esmalte, saiba que o removedor em excesso deixa a unha opaca e áspera e pode até causar descamação ou quebra. A solução é, simplesmente, dar um tempo. Mantenha as unhas curtas enquanto se fortalecem e use esmaltes hipoalergênicos, que não possuem tolueno nem formaldeído, dois componentes que causam alergia.

5. Ondulações
Sua unha tem ondulações na superfície? Esse problema surge de agressões que impedem temporariamente seu desenvolvimento. Empurrar a cutícula com força é uma delas, pois o movimento intenso agride a raiz da unha. Experimente trocar de manicure para ver se a unha volta ao normal. Caso contrário, procure seu dermatologista.

6. Dilema
Ao retirar as cutículas, você abre caminho para micro-organismos causadores de doenças. Aposente o alicate e use hidratantes específicos, que afinam a cutícula. E, quando fizer as unhas, procure usar uma cureta, instrumento que raspa só o excesso de pele.

Segundo a profissional Carol da Unidade Tatuapé "Orientação, boa alimentação e um profissional qualificado são a chave certa para unhas saudáveis e bonitas.

Como dica para este inverno o ideal antes de esmaltar suas unhas, é utilizar outras técnicas como o polimento e a hidratação que proporcionarão unhas lindas, hidratadas, fortes e prontas para o dia a dia."

FONTE: M de Mulher