sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cinco tipos de câncer para ficar bem atenta


Apesar dos avanços da medicina e da cura cada vez mais possível, o câncer ainda bota medo em muita gente. Pudera, é a segunda maior causa de morte natural no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardíacas.
                Prevenir hábitos como o sedentarismo, a má alimentação e o cigarro já são armas poderosas contra o aparecimento do câncer em várias regiões do corpo. A detecção precoce também é essencial e visitas regulares ao médico podem fazer a diferença neste caso.
Confira quais são os cinco tipos de câncer que mais matam as mulheres brasileiras e veja como se prevenir deles:

CÂNCER DE MAMA


É o mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente no mundo (perde só para o de pulmão). No Brasil, muitas mulheres ainda morrem porque descobrem a doença tarde demais. O autoexame e a mamografia anual depois dos 40 anos são ações fundamentais para prevenir o aparecimento de complicações mais difíceis de curar.
Sintomas: Fique de olho se sua pele mudou de aspecto ou se você sente nódulos nos seios ou nas axilas. Dor nas mamas e secreção nos mamilos também são outros sinais de alerta.
CÂNCER DE TIREOIDE
É um câncer que atinge uma importantíssima glândula do nosso organismo, mas não costuma ser tão agressivo quanto os outros. Mesmo assim, exige muita atenção das mulheres: este tipo de câncer é três vezes mais comum entre nós.
Sintomas: Nódulos na tireoide, que só são detectados com exames de imagem, e rouquidão prolongada podem indicar a presença de tumores.
CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
É o segundo tipo mais frequente entre as brasileiras. O principal responsável pelo seu surgimento é o HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relações sexuais. A detecção é feita pelo ginecologista no exame papanicolau. É muito importante fazer o exame uma vez por ano, já que a fase inicial do câncer costuma não apresentar sintomas. A prevenção é simples: vacina contra o vírus e sexo seguro!
Sintomas: A princípio podem não aparecer sintomas, mas se o câncer já estiver em fase avançada, pode haver sangramento vaginal e dor abdominal.

CÂNCER DE CÓLON E RETO
É curável na maioria dos casos, principalmente se for detectado cedo (por exames de fezes e colonoscopia). Mulheres com mais de 50 anos têm maiores chances de desenvolver a doença,  mas isso não significa que quem é jovem não precisa se cuidar. As melhores armas contra a prevenção são a alimentação baseada em frutas, cereais, vegetais e peixes junto com atividade física regular.  
Sintomas: Procure um médico se tiver diarreia ou prisão de ventre por um período prolongado, dor no abdômen ou na região anal e sangue nas fezes.


CÂNCER DE PULMÃO
O câncer de pulmão é o terceiro com maior ocorrência entre os homens no Brasil e antigamente era raro nas mulheres. Hoje, é o quinto mais frequente. A causa do aumento dos índices é o tabagismo – as mulheres que começaram a fumar nos anos 1970 e 1980 começaram agora a desenvolver tumores nas vias respiratórias.
Sintomas: Os mais comuns são tosse que não passa nunca e, em casos mais graves, sangramento pelas vias respiratórias.

A melhor maneira de evitar o câncer é pela mudança de hábitos. Comece com uma alimentação com menos gorduras e alimentos industrializados e inclua mais frutas, grãos, legumes e verduras.
Largar o cigarro, o álcool e o sofá também é uma ótima maneira de prevenir não só o câncer, mas dezenas de outras doenças.
E, claro, visite seu médico regularmente.

FONTE: Portal M de Mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário